Boost Além da Distância #2 – Recursos

Saudações, Boosters e Ligados! Dia 25/07 (sábado) corealizamos o evento Boost Além da Distância, em sua segunda edição, com o tema Recursos.

Atividades durante Pandemia e o Boost

 

Da nossa matéria da edição anterior até o momento, apesar de algumas flexibilizações do país, continuamos mega preocupados sobre a situação da pandemia e desde então estamos todos nós pensando em novas formas de lidar com isso.

O Boost é um evento realizado pelo Seinenkai Nipo Campinas , surgiu da observação de que mesmo em contextos diferentes, há vários desafios em comum que enfrentamos, como comunicação, engajamento, conflitos e outros. Por meio do compartilhamento de pontos de vista e experiências de diferentes pessoas é possível ter uma melhor visão das possibilidades para ajudarmos a resolver os desafios que enfrentamos e fortalecermos os laços entre as entidades. Contudo, em virtude da pandemia, a edição física de 2020 foi adiada por tempo indeterminado.

Buscando cumprir essa missão, o Seinenkai Nipo Campinas está organizando edições digitais Em realização conjunta da Liga Seinen. Afinal, mais do que nunca, esses laços e troca de experiências são necessários para enfrentar esse momento que estamos passando.


(patrocina a gente, @Zoom!)

 

Boost Além da Distância

 

O evento foi realizado por meio da plataforma Zoom, cuja versão premium foi cedida pela empresa Conexão Farma! Todos interessados de qualquer origem podem participar para ouvir/acompanhar o evento, e contamos com 37 pessoas de 20 entidades, origem dos estados de SP, RJ, ES, GO e RS.

Tema: Recursos
▲ Atividades durante o atual cenário, quais atividades os grupos têm feito?
▲ O mantém uma comunidade? O que nos une? Como motivar um membro a continuar no grupo?
▲ Como lidar com a ansiedade e desconfortos gerados pela quarentena?
▲ Como lidar com os diferentes perfis dos integrantes do grupo?

O Boost utilizou a estrutura Lean Coffee, em que os assuntos mais votados são discutidos primeiro. E para isso foi utilizada a plataforma FunRetro (patrocina a gente também!).

Entidades participantes:
♦ Academia do Futuro Arujá
♦ Comissão de Jovens do Bunkyo
♦ Movimento Jovem
♦ Seiken Kai Brasil
♦ Seinen Bu Jacareí
♦ Seinenbu AJS
♦ Seinenbu Okinawa Brasil
♦ Seinen ACENBO
♦ Seinen ACENSA (Santo Amaro)
♦ Seinen Santana (ACESA)
♦ Seinenkai Goiânia
♦ Seinenkai Ibiúna
♦ Seinenkai Nipo Bragança Paulista
♦ Seinenkai Nipo Campinas
♦ Seinenkai Nipo Sumaré
♦ Seinenkai Nova Friburgo
♦ Seinenkai Okinawa Ipiranga
♦ Seinenkai Porto Alegre
♦ Seinenkai Ribeirão Preto
♦ Seinenkai Shori Vitória

Um enorme muito obrigado para cada representante!

 

Conclusões Destaques

 
 

Atividades e soluções para atividades remotas


Erros e acertos, testes, experiências… Cada grupo encontrou algumas formas de lidar com o isolamento, e alguns ainda estão tentando encontrar.

 


▲ Concurso de oratória via Zoom;
▲ Criação de vídeos com conteúdos culturais;
▲ Encontros para debater sobre anime, culinária, datas comemorativas, análises de filmes, ações sociais;
▲ Karaokê, coral editado;
▲ Lives de música, estudos, exercícios, bate-papo com ex-bolsistas do Japão;
▲ Campeonato de jogos;
▲ Apresentações breves sobre diversos assuntos entre os integrantes do seinen;
▲ Dublagem;
▲ Escrever cartas e desenhos para associados do kaikan;
▲ Treino virtual de taiko.
É bem interessante prestar atenção também ao dinamismo, criar um ambiente que permita que os participantes se sintam mais à vontade. Visto a correria, a paralização das atividades também permite que a galera dê um respiro.
União e Motivação

Conseguir novos membros, e também mantê-los no grupo, são desafios em comum entre os grupos. O que mantém uma comunidade? O que nos une? Como motivar um membro a continuar no grupo?

▲ Ainda existe uma visão de fora que o “kaikan” é fechado para apenas um perfil ou descendente de japonês. Uma solução é deixar mais clara esta abertura, pois não-descendentes colaboram muito dentro da comunidade nipo-brasileira;
▲ É importante que o grupo desenvolva união, criem um espaço em que os participantes possam se expressar, ser ouvido e receber apoio. Com isso é possível lidar com panelas e desafios;
▲ O sentimento de participar de algo e se sentir útil é uma forma de motivação para fazer parte da comunidade;
▲ Assim como foi falado no Boost anterior, falar com membros individualmente é muito importante;
▲ Reflexão sobre “por que o kaikan existe?” podem trazer diferentes percepções, e elas são úteis para complementar as motivações do grupo;
▲ Aproveitar os festivais, atividades culturais e a cultura tradicional para trazer novos membros. É importante usar esses elementos de forma dinâmica e divertida para atrair jovens!
▲ Atividades de autoconhecimento e reflexão são importantes para crescimento pessoal, e isso cria um sentimento de gratidão e renovação. O kaikan, como uma segunda casa, além de permitir que isso aconteça, seria legal que isso seja incentivado;
▲ Ter atividades recorrentes e ter encontros para além das atividades do seinen são importantes para aumentar a amizade e isso reflete no kaikan.

 

Saúde mental


Como lidar com a ansiedade e desconfortos gerados pela quarentena?

A pandemia trouxe um tempo muito atípico, com cortes de rotina e mais tempo em casa. Confira dicas interessantes:
▲ Manter contato com pessoas, seja por mensagem, vídeo-conferência, ligação;
▲ Manter alguma atividade física (que tal um radio taiso?);
▲ Desenvolver alguma atividade de lazer;
▲ Esquecer um pouco o papel de “líder”, e pensar no balanço entre cuidado pessoal x responsabilidades do grupo;
▲ Realinhar expectativas e ver o que realmente pode ser feito no momento. Adaptar a rotina para tornar algo saudável. 
Confira mais dicas em nossa matéria especial: Sugestões de Estratégias de Autocuidado

 

Diferenças de perfis


▲ Apesar das “panelas” serem consideradas algo negativo, são um movimento natural que acabam por juntar pessoas com gostos em comum, mas é importante ter em mente que todos tenham voz no grupo. Para trabalhar com panelas mais extremas, é importante cada um fazer seu papel, como um “trabalho de formiguinha” a longo prazo para que no final seja um grande grupo, pois todos possuem um objetivo comum;
▲ Somos grupos voluntários, e temos uma conceito muito delicado sobre “compromisso”, que envolve valores pessoais de cada membro, rotina, prioridades e cada membro enxerga o grupo de uma maneira e é importante tomar conhecimento disto. Ao compreender as motivações e como cada um se comporta é possível saber como abordar da melhor maneira cada um;
▲ O papel do líder é importante para lidar com essas diferenças de perfis, e com isso incentivar novas lideranças. Liderança não é só um cargo, mas também é atitude!
▲ Grupos heterogêneos trazem diferentes reflexões e mais crescimento, por haver diferentes pontos de vista e atividades;
▲ Além de identificar os perfis de cada membro, e eventualmente sugerir atividades ou responsabilidades que possam se encaixar nesses perfis, o grupo também tem que apoiar os objetivos e sonhos pessoais de cada um;
▲ A estrutura do grupo também influencia na relação com os membros, seja num formato horizontal ou verticalizado, é importante refletir sobre as relações entre papéis. 
A palavra chave para isso tudo é: Empatia.

 

Alguns links
Instagram Boost
Facebook Boost
Canal do YouTube da Associação Japonesa de Santos
Canal do YouTube da Academia do Futuro
Canal do YouTube do Seinenbu Okinawa
Time de Baseball parceiro do grupo WaKai.
Evento de Integração IBU

 

É isso aí, pessoal

Nesta edição conseguimos discutir bastante sobre liderança e identificar pontos em comum. Diferente da edição anterior que nos preocupamos bastante com o cenário pós-pandemia, desta vez focamos bastante nas dificuldades atuais sobre lidar com pessoas – tanto na saúde mental, quanto os diferentes pontos de vista.
Foi muito proveitoso participar de uma edição do Boost Além da Distância pode contar com a gente nos próximos!

Ah, de vez em quando uma galera aparece no Discord para agitar algum jogo! Que tal puxar alguma galera para animar todo mundo? Vem participar do nosso servidor!

 

 

 

Você ou o seu grupo tem mais alguma vivência que gostaria de compartilhar? Vem nos comentários!